A enigmática e cabeluda figura “Homem do Bussaco”, conhecido por participar em vários programas de televisão, plantou uma árvore, ontem, na Mata Nacional do Bussaco, concelho da Mealhada, que é Monumento Nacional candidato a Património Mundial da UNESCO.
O “Homem do Bussaco” plantou um azevinho (Ilex aquifolium), na Avenida dos Cedros, numa área que tem vindo a ser reflorestada com o contributo de uma série de instituições e figuras públicas, nomeadamente, atores, cantores, desportistas, apresentadores de televisão, escritores e autarcas.
“A mais estranha personagem do humor lusitano faz parte da estória e do imaginário da Mata Nacional do Bussaco. Foi e continua a ser um importante embaixador da nossa floresta. Tem dado uma importante ajuda na divulgação do Bussaco. Fazia todo o sentido, por isso mesmo, convidar o ‘Homem do Bussaco’ para plantar aqui a sua árvore. Foi feita justiça, por isso”, explicou António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco.
Segundo a Fundação Mata do Bussaco, a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas nacionais e estrangeiras visa, por um lado, “contribuir para a reflorestação do Bussaco” e, por outro, “dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente”, lê-se no comunicado.
A plantação do “Homem do Bussaco” enquadra-se, por isso, no projeto de reflorestação “Criar Raízes” que a Fundação tem vindo a desenvolver na Mata Nacional do Bussaco, a única floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).
Pedro Abrunhosa, Marisa Liz, Assunção Cristas, José Cid, Rui Reininho, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos, Luís Represas, José Luís Peixoto, Dina Aguiar, Paula Magalhães e Carla Andrino foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Bussaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, recentemente, nesta Mata Nacional.