A aicep Global Parques vai instalar nos parques empresariais carregadores para veículos elétricos, com investimento, instalação e operação pela multinacional de energia, Helexia.
Para o efeito, a empresa investiu cerca de 100 mil euros em toda a infraestrutura necessária para a instalação e operação dos postos de carga rápida com tomadas de 50 kW em DC e tomadas de 43 kW em AC. Cada um dos parques, ZILS Global Parques em Sines e BlueBiz Global Parques em Setúbal terá um carregador com ligação à rede pública da MOBI.E., que permite ser utilizado por qualquer utilizador com um veículo elétrico ou híbrido. A instalação decorrerá durante o mês de janeiro de 2021, refere a Helexia em comunicado.
A Helexia é um operador de soluções de sustentabilidade energética, produção e gestão de energia (solar) e mobilidade elétrica. Com um modelo de negócio que a coloca ao lado do cliente, a HELEXIA está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento até à operação e manutenção, e aporta toda a capacidade técnica, legal, construção e financiamento.
Nas palavras de João Guerra, diretor de marketing da Helexia, “acreditamos que uma rede de carregamento, distribuída e de qualidade é essencial para o crescimento da mobilidade elétrica e queremos estar presentes em zonas onde os clientes se dirigem para realizar uma ação, facilitado a sua gestão de tempo diária. Esta parceria com a aicep Global Parques, cumpre estes requisitos, que para nós são fundamentais”.
A aicep Global Parques atua com uma assumida política de Responsabilidade Social Corporativa caracterizada por um sólido conjunto de valores de preocupações sociais, económicas e ambientais presentes na sua cultura e no seu dia-a-dia, tendo definido três pilares de ação: Ambiente, Envolvimento com a comunidade nas áreas de segurança e proteção e Capital Humano e Empreendedorismo. Baseado nestes valores, a aicep Global Parques em parceria com a Helexia, está a instalar postos de carregamento de veículos elétricos rápidos, integrados na rede MOBI.E. nos seus 2 parques industriais, em Sines e Setúbal e a estudar a mesma possibilidade no parque de Albarraque, em Sintra.
Segundo a comissão Executiva da aicep Global Parques, “este é um importante serviço complementar que pretendemos disponibilizar aos nossos clientes e a todos os que nos visitam. Um serviço em plena e total harmonia com o plano de mobilidade elétrica associado à transição energética que o Governo pretende implementar em Portugal e que será certamente também mais um fator diferenciador e de maior competitividade dos Parques industriais geridos pela aicep Global Parques”.