Depois de em 2023 ter sido considerada a marca mais associada a ações de sustentabilidade no festival NOS Alive, de acordo com o relatório Brand Sponsor da Scopen, a Heineken assumiu novamente um papel ativo e renovou as suas ambições para a edição deste ano.
Em parceria com a organização do festival, fez o apelo à devolução dos copos reutilizáveis, o que resultou na angariação de 34.467 copos, mais 23% do que em 2023. Estes serão agora convertidos em valor de donativo, a reverter a favor das causas sociais e ambientais da Brigada do Mar, Casa do Artista e a Cerci Oeiras.
Por se tratar de copos reutilizáveis, depois de higienizados, os copos devolvidos voltarão a estar presentes em outros eventos da marca, cumprindo assim o propósito de reutilização.
Também este ano, a parceria com a EDP volta a dar frutos no uso de energia renovável, numa combinação entre painéis solares e bateria para o armazenamento do excedente de energia produzida durante o dia, destinada ao consumo nas horas sem incidência solar. Os 104 painéis solares instalados em bares Heineken, no bar central e no stand Heineken produziram aproximadamente 1685 kWh de energia.
No bar central de Heineken, especificamente, foi possível servir a totalidade das cervejas com recurso ao equivalente da energia produzida pelos painéis solares instalados no recinto. Nos três dias do festival, na totalidade dos bares e espaços da marca, foi possível servir 36% das cervejas de pressão com base em energia solar.
“Nesta edição conseguimos voltar a assegurar um volume muito significativo de produção de energia com origem renovável. Mesmo sabendo que as nossas ambições são exigentes, a transição para fontes de energia renovável para reduzir a nossa pegada de carbono é uma opção que cumprimos neste festival e que já estendemos a outros”, refere Filipa Magalhães, responsável de marketing da marca Heineken em Portugal.