A Hardlevel – Energias Renováveis está a crescer internacionalmente. No espaço de um ano, a rede de valorização económica que o operador português de recolha, pré-tratamento e gestão de óleos alimentares usados (OAU) está a montar em Espanha, através da sua subsidiária NOX Energy – Feedstock Supply, chegou esta semana aos 500 oleões inteligentes (Smart S+) de capacidade instalada, distribuídos por mais de 80 municípios.
Os municípios de San Joan d’Alacant, La Vall d’Uixó e a Mancomunitat Intermunicipal La Rectoria, que engloba as autarquias de Benimeli, Sagra, Ràfol de Almúnia, Tormos e Sanet y Negrals, foram os últimos a juntar-se ao circuito montado pela empresa portuguesa de Vila Nova de Gaia nas comunidades de Valência e Galiza. Na Diputación de Ourense são “70 os municípios que aderiram recentemente à rede da Hardlevel/NOX Energy”, indica a empresa.
O dispositivo montado no país vizinho serve diretamente, na atualidade, um global de quase 200 mil habitantes, mas o objetivo é chegar mais longe, sendo que a comunidade de Andaluzia é a próxima meta no mapa.
Até ao final do ano, a pretensão é ter instalados “mil oleões inteligentes em perto de 100 municípios espanhóis”. A Nox Energy, que atualmente recupera cerca de 4 mil toneladas anuais de OAU, “visa ultrapassar as 5.000 toneladas de resíduos transformados em biocombustível, ainda durante este ano de 2022″, afirma Salim Karmali, administrador e co-fundador da Nox Energy.