A prever a chegada dos meses mais frios do ano, a procura dos portugueses por serviços que visam um maior conforto em casa no outono e inverno, por via de soluções energéticas mais eficientes, acelerou fortemente nos últimos dois meses, segundo dados do Habitissimo.
De acordo com os dados partilhados à imprensa pela plataforma digital especializada no setor da construção, “entre agosto e setembro” o “aumento de pedidos para instalação de painéis fotovoltaicos”, que “convertem a luz solar em eletricidade, foi de 247%, uma taxa que demonstra a procura do público pela produção gratuita de energia renovável”.
Também a instalação de coletores solares, que usam o calor da radiação do sol para criar vapor e energia elétrica, observou um crescimento assinalável: “mais 158% em setembro do que em agosto”, referem os dados.
A crescer a 100% no mesmo período esteve a “instalação de isolamento térmico nas habitações”, um dos “principais responsáveis por gastos energéticos desnecessários e reduções no conforto dos espaços interiores”, destaca a plataforma.
Noutras tipologias de serviços, os dados do Habitissimo revelam ainda um “acréscimo significativo na limpeza”. As chaminés foram das mais visadas nos últimos dois meses, com “180% mais pedidos aos profissionais da plataforma”. Segundo a plataforma, trata-se do tipo de manutenção que “previne o risco de incêndio e evita danos, como maus cheiros e escurecimento das paredes”.
Para Ariel Quintana, country manager do Habitissimo para Portugal e Brasil, “o aumento assinalável da procura destes serviços permite confirmar a sazonalidade de certas manutenções, mesmo em tempos de pandemia, e a adesão crescente do público a soluções digitais para garantir conforto e segurança nos próximos meses”.