“Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” é a mais recente campanha de sensibilização da Lipor e dos respetivos municípios, em parceria com o IPDJ. Segundo a Lipor, esta ação surge da necessidade de se alertar para a importância da preservação dos oceanos.
Sob o mote “A Natureza dá-nos vida. E tu? O que lhe dás?”, o projeto tem como objetivo central devolver à natureza o que a natureza empresta.
“Sendo o Homem o principal agente causador dos problemas ambientais e o maior produtor de resíduos que, se não forem reciclados e devidamente tratados vão, inevitavelmente, parar aos rios, mares e oceanos, torna-se crucial consciencializar para o impacto negativo dos atos individuais, sensibilizar para a necessidade urgente de uma mudança de comportamento global e informar sobre as melhores práticas de preservação, sustentabilidade e gestão ambiental”, precisa o comunicado da Lipor.
A campanha “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar” contempla um conjunto de ações que visam a sensibilização, informação e literacia dos Oceanos, tais como:
- Guia de Boas Práticas;
- Ações de Formação para um Oceano Sustentável;
- Campanhas de sensibilização em praias (informação brevemente disponível);
- Corridas Limpa Praias, como ações de Plogging ((informação brevemente disponível);
- Exibição de curtas metragens e debate sobre a temática (informação brevemente disponível);
- Exposições ((informação brevemente disponível);
- Visitas Virtuais ao Circuito Interpretativo do Trilho Ecológico da LIPOR ((informação brevemente disponível).
Segundo a Lipor, todas as iniciativas envolvem diferentes públicos e coloca-os frente a frente com o problema do lixo marinho, promovendo a oportunidade de se tornarem agentes motores da mudança.
“Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, é um projeto ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1.