A recolha seletiva de resíduos tem tido, ao longo dos últimos anos, um impacto muito significativo na prevenção e diminuição de resíduos destinados a aterro, pelo que faz parte das metas europeias definidas periodicamente o reforço dos objetivos a curto e médio prazo neste segmento. Os têxteis têm estado no foco das atenções, pela clara influência negativa que têm no contexto ambiental, muito potenciada pela fast fashion que se vive nos dias de hoje. A reciclagem de roupa usada é um desafio a vários níveis: quer pela pluralidade de fibras e outros materiais que compõem uma única peça, quer pela inexistência de processos de reciclagem para grande parte das fibras utilizadas. No entanto, o desvio destes materiais de aterro é uma mais valia facilmente quantificável, e com um incalculável peso a longo prazo.
Neste sentido, a H SARAH Trading apresenta uma solução ambientalmente responsável para a implementação de redes de recolha seletiva de têxteis em território nacional. É uma empresa portuguesa, sedeada em plena Serra da Estrela, que conta já com 12 anos de experiência na gestão destes resíduos. O modelo de trabalho é bastante simplificado: em parceria com Municípios/Juntas de Freguesia ou entidades ligadas à área dos resíduos, são celebrados acordos de cooperação e definidos processos de recolha e encaminhamento. A empresa oferece um projeto chave na mão, moldado às necessidades e ideais dos parceiros, apresentando possibilidades de recolha em contentores apropriados distribuídos em espaço público ou colocados apenas em pontos estratégicos, como ecocentros, por exemplo.
A H SARAH Trading é detentora de Título Único Ambiental, estando habilitada a cumprir os procedimentos legais exigidos, como emissão de e-GARs. Todos os dados de recolha são partilhados periodicamente para que o parceiro possa incluí-los nos seus índices de recolha seletiva. A visão atual da empresa prende-se com a intenção de aumentar a rede de parceiros nos diferentes segmentos em que opera, através da oferta do melhor serviço nacional no âmbito da recolha seletiva de têxteis e com cobertura de todo o território nacional. A equipa trabalha diariamente na procura e aperfeiçoamento de soluções personalizadas e pioneiras em todas as etapas do processo de recolha e encaminhamento.
Este serviço é atualmente uma necessidade para o cidadão, que precisa de uma solução cómoda e eficaz para descartar os têxteis que já não utiliza. É igualmente uma mais valia para as entidades responsáveis localmente pela gestão dos resíduos, assegurando que mais uma fileira de resíduos é recolhida seletivamente e diminuindo com relativo impacto a quantidade de resíduos encaminhados para aterro. Mas mais que tudo, é uma verdadeira necessidade para o ambiente e para as gerações vindouras, que contam com o comprometimento e o empenho de hoje para salvaguardar o futuro de amanhã.
Este artigo foi publicado na edição 93 da Ambiente Magazine