Sensibilizar e consciencializar a população para a sustentabilidade ambiental, tendo presente os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas. É este o mote do Green Week, festival ambiental que sublinha o trabalho que culmina no processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e que marcará a primeira semana de junho.
O evento constitui uma oportunidade para integrar as mais diversas instituições e organizações de Guimarães – como associações, empresas, escolas e IPSSs -, abrange vários públicos e locais da cidade e conta com um vasto programa, que se destaca pelas ações de entretenimento, pela atividade física, pela gastronomia e, ainda, pela expressão cultural e artística.
O Green Week arranca com a realização da Festa do Ambiente, paralelamente à comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, momento que contará com a participação de três mil crianças e que decorre no Multiusos de Guimarães. Segue-se, entre 2 e 4 de junho, o Eco-Fest, evento multidisciplinar e intercultural, que decorre na Alameda S. Dâmaso e na Praça Condessa do Juncal e que inclui atividades lúdicas e formativas como concertos, performances artísticas, showcookings, atividades pedagógicas, exposições, atividade física, caminhadas e percursos pedestres, workshops, tertúlias e debates.
Ainda entre 2 e 3 de junho, o programa conta com a presença de alguns nomes conhecidos da música portuguesa, como é o caso de Sofia Escobar, vencedora de galardão de melhor atriz de teatro musical em Inglaterra. Já a 3 de junho, o Instituto de Design recebe o TEDx Guimarães, subordinado ao tema “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e aborda a sustentabilidade, as tecnologias e as comunidades verdes e, ainda, a educação do ambiente.
Por sua vez, a 4 e 5 de junho, decorre, no Largo da Oliveira, o Guimarães LandArt, a bienal de Arte da Terra, que conta com um ritual sonoro, da autoria de Carlos Alberto Augusto, compositor de renome internacional, designer sonoro e especialista em comunicação acústica.