Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2, o Grupo CJR, construtora multinacional sediada em Guimarães, em parceria com a SES (Sustainable Energy Systems), está a desenvolver uma nova Comunidade de Energia Renovável em Guimarães, que contará com 560 painéis solares fotovoltaicos.
Esta infraestrutura permitirá a produção de aproximadamente 410 mil kWh de energia, anualmente, o que representa uma autonomia energética de cerca de 60% nas instalações do Grupo CJR, em relação ao consumo energético atual.
“Havendo uma área de telhado disponível fazia todo o sentido valorizá-la com uma instalação solar que permitirá produzir energia para as instalações do Grupo, mas também para a comunidade onde estamos inseridos”, refere Lourdes Freitas, Presidente do Conselho de Administração do Grupo CJR, “num futuro bastante próximo, as instalações estarão a utilizar energia limpa, diminuindo, assim, significativamente a sua pegada de carbono. Simultaneamente, estamos a partilhar e a incentivar a adoção de boas práticas no âmbito da energia na comunidade envolvente, ao promovermos o acesso livre a esta instalação de energia renovável”.
Esta é a segunda comunidade de energia desenvolvida pela SES na cidade, sendo que no primeiro trimestre de 2023, a empresa acordou com o Vitória Sporting Clube de Guimarães a instalação de 1.900 painéis solares, com uma potência de 1MW, que asseguram a produção de 45% da energia consumida do Estádio D. Afonso Henriques e da Academia Desportiva do VSC.