Guimarães continua progresso em programa climático europeu
No âmbito da caminhada rumo à neutralidade climática e do Twinning Learning Programme, o município de Guimarães recebeu, nos dias 22 e 23 de maio, Paula Serra Bachs, advisor do NetZeroCitiesEU e representantes da cidade twin selecionada, Torres Vedras. Em representação de Guimarães, estiveram presentes nas reuniões a equipa de transição climática, que inclui o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030. Durante os dois dias, Guimarães deu a conhecer os projetos que está a implementar no Bairro C e, como projeto a replicar, Torres Vedras manifestou a intenção de criar um Pacto Climático.
Na manhã do segundo dia, a reunião de trabalho contemplou uma abordagem passo a passo para a transição climática, em que foram abordados tópicos essenciais neste processo, nomeadamente objetivos, prioridades sistémicas e criação de uma matriz energética consolidada, calendarização, equipa e fluxo de decisões, identificação de stakeholders, envolvimento da comunidade, através da academia e do setor privado.
Ao longo das sessões realizadas em grupo, Paula Serra destacou a “maturidade da equipa de transição climática e os projetos que vão permitir testar numa área-piloto”. Já Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, realçou a “importância da jornada climática que Guimarães tem percorrido desde 2013” e a “criação do Ecossistema de Governança Guimarães 2030”.
Sobre o Twinning Learning Programme
Refira-se que, no âmbito do Twinning Learning Programme, da NetZeroCitiesEU, como parte da Missão Cidades, o município de Guimarães foi selecionado como cidade-piloto, estando “geminada” com Torres Vedras até maio de 2025. Esta ligação reforça, uma vez mais, o compromisso de Guimarães com a construção de uma sociedade mais “verde”, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, aprendizagem com as melhores práticas e casos de estudo e, ainda, a implementação de soluções inovadoras.
O programa Twin Cities, da NetZeroCitiesEU, tem como objetivo orientar cidades nos seus esforços de aprendizagem e replicação a partir de cidades-piloto, com um foco prático na replicação das metodologias de transformação sistémica e abordagens inovadoras, no caminho para a neutralidade climática.
Sobre o Bairro C: Compromisso de Carbono Zero
Desenvolvido pelo município de Guimarães, o projeto-piloto “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero”, inserido na zona de Couros, visa uma abordagem integrada nos domínios da energia, mobilidade, resíduos e uso do solo, alavancando a mudança comportamental, inovação social, cultura, política, tecnologias verdes, finanças sustentáveis e novos modelos de negócio. O projeto está assente num Pacto do Cidadão para a neutralidade e processos de cocriação, promovendo um forte envolvimento dos cidadãos e a descarbonização através da promoção da utilização dos transportes públicos, da eficiência energética e da produção local de energia renovável, nomeadamente em edifícios históricos e de estratégias de economia circular.