O projeto GUARDIÕES esteve em janeiro no Agrupamento Escolar de Portel, em Évora, para promover junto dos mais novos uma ação de sensibilização ambiental que juntou mais de 50 jovens do Clube Ambiente e do 7º e 8º ano.
“Pretendemos que o Alentejo seja um exemplo de sustentabilidade e de descarbonização da Economia e acreditamos que as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas, pelo que a solução passa por formar novas lideranças, recorrendo ao conhecimento e à comunicação ambiental ativa nas escolas da região”, afirmou Jorge Martins, coordenador do GUARDIÕES.
Na tentativa de promover melhores práticas ambientais e sustentáveis, o projeto tem percorrido várias escolas do país, tendo no ano letivo anterior intervindo junto de mais de 450 crianças e jovens. Este ano a ação será alargada às escolas do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.
O GUARDIÕES resulta de uma parceria entre o Fórum da Energia e Clima (FEC), o Instituto Politécnico de Portalegre e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e é financiado pelo Programa Alentejo 2020.