GUARDIÕES leva combate às alterações climáticas a escolas de Portalegre
Mais de 160 estudantes, de oito turmas do 3.º ciclo do Agrupamento Escolar do Bonfim, no distrito de Portalegre, participaram nas atividades promovidas pelo projeto GUARDIÕES e nos desafios colocados pela app GUARDIÕES.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da adoção de boas práticas ambientais, no combate às alterações climáticas e mitigação das suas consequências.
A app, por exemplo, contribuiu para a adesão entusiástica dos jovens à atividade, tendo estes procurado cumprir com afinco as tarefas “atos de GUARDIÃO”, ações amigas do ambiente, fáceis de adotar nas rotinas diárias, para acumular os desejados pontos na aplicação. Os GUARDIÕES aproveitaram a recetividade dos alunos do agrupamento para alertar para a importância dos comportamentos individuais no combate global às alterações climática.
“Acreditamos que os mais jovens têm um papel determinante na defesa do ambiente e no combate às alterações climáticas. A nossa proposta de intervenção ambiental passa obrigatoriamente pela formação destes futuros líderes, de uma forma ativa nas escolas. E temos sido recebidos como muito entusiamo em todo o Alentejo. Estamos confiantes de que vamos continuar a contribuir para uma mudança de comportamentos e de mentalidades”, afirmou Jorge Martins, Coordenador do projeto.
O GUARDIÕES tem realizado iniciativas de sensibilização ambiental em várias escolas básicas e secundárias do Alentejo, abrangendo várias centenas de crianças e jovens. O projeto pretende alargar estas ações ao maior número possível de agrupamentos escolares do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.