Denominado por “Guadiana Lab”, trata-se de um concurso de ideias de negócio relacionado com a economia do mar e rio no Baixo Guadiana algarvio. O objetivo é “estimular a inovação, empreendedorismo e qualificação do tecido empresarial”, refere a Associação Odiana, acrescentando que os prémios passam por ações de “high coaching” empresarial até um “cheque” de 2.500 euros ao grande vencedor.
Desde terça-feira, dia 1 de março, que está aberta a fase de candidaturas do “Guadiana Lab” cuja missão é promover a apresentação de projetos, produtos ou serviços que contribuam para a introdução de inovação, conhecimento e identificação de oportunidades em torno do setor da economia do mar ou rio no território do Baixo Guadiana algarvio, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
As grandes metas são fomentar a “inovação e sustentabilidade, potenciar a integração de jovens, investigadores e empreendedores”, e, por fim, “promover o desenvolvimento de processos de indústrias criativas no território”, refere a mesma nota.
De acordo com a Odiana, são admitidas ideias de negócio exclusivamente em torno da economia do mar, nomeadamente as que se enquadrem no setor primário, na indústria transformadora, nos serviços avançados de tecnologia e turismo, nas indústrias culturais e criativas, na saúde e bem-estar, no setor agroalimentar e no âmbito das energias renováveis.
Aberto à participação individual ou coletiva, o concurso “Guadiana Lab” decorre em três fases, sendo que a fase de Propostas já abriu (1 de março) com submissão de ideias de negócio até 30 de abril.
As três melhores candidaturas terão acesso direto à segunda fase, com direito a ações de “high coaching” empresarial, nomeadamente Workshops e Planos de Negócio especializados. Na terceira e última fase há lugar às menções honrosas e a ideia vencedora terá direito a um prémio pecuniário de 2.500 euros.
O “Guadiana Lab” é uma das atividades nucleares do Choose Guadiana um projeto estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: “fonte para a capacitação e qualificação das PME’s; fonte de atividade económica e investimento empresarial”; “fonte de inovação para novos produtos e serviços”; e “destino de eleição na fileira náutica e desportiva”.
A destacar que o Choose Guadiana é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 e financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação).
O regulamento, formulário de inscrição e demais documentos encontram-se disponíveis no site da Odiana.