Grupo de alunos de Arouca desenvolve projeto sobre deteção de incêndios
Depois do incêndio que deflagrou, em 2015, na região de Canelas e que atingiu os Passadiços de Paiva, um grupo de alunos do Ensino Secundário de Arouca desenvolveram um projeto cujo tema é “Deteção de Incêndios Florestais com Radar Meteorológico.”
Sob orientação da professora Graziela Amaro, em parceria com a AGA – Associação Geoparque Arouca e com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este projeto arrecadou, no passado mês de julho, o segundo lugar do prémio FAQtos, apresentado em cerimónia no Instituto superior Técnico (Lisboa).
Para além do prémio, o projeto será também apresentado na Mostra ‘Ciência na Escola’, promovida pela Fundação Ilídio Pinho, com o objetivo de premiar o ensino científico nas escolas para que estas se transformem em motor da sociedade que as envolve. O evento decorre de 20 a 21 de setembro na Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela) e conta com a presença do Primeiro-ministro, António Costa.
Na 13ª edição do ‘Ciência na Escola’, entre os 100 selecionados a nível nacional, encontram-se, ainda, mais dois projetos oriundos do Agrupamento de Escolas de Arouca: ‘ANIMA FILM’ (1º ciclo) e ‘Easy’ (3º ciclo).