No âmbito do processo de transição energética e em coerência com a ofensiva tecnológica do plano estratégico «Push to Pass», o Grupo PSA está fortemente empenhado na diversificação da sua oferta tecnológica, com propostas híbridas recarregáveis a gasolina e propostas de tração elétrica de nova geração, para equipar, nomeadamente, a sua futura plataforma elétrica «e-CMP», desenvolvida em parceria com a Dongfeng Motors. O Grupo vai, também, prosseguir o desenvolvimento de motores térmicos – a gasolina e diesel – de nova geração.
O Grupo PSA fez a opção estratégica que passa por ancorar em França a produção dos principais componentes da cadeia de tração elétrica, ilustrando a sua vontade de desenvolver operações de elevado cunho tecnológico em mercados de elevado potencial. A cadeia de tração elétrica será produzida no polo de excelência de Trémery/Metz e a produção de redutores terá lugar na fábrica de Valenciennes.
O Grupo PSA decidiu, ainda, equipar as suas propostas a gasolina híbridas recarregáveis com motores produzidos na unidade Française de Mécanique, em Douvrin.
Além disso, como suporte à crescente procura dos clientes por motores a gasolina, o Grupo PSA irá duplicar até 2019, em França, a produção do seu motor de 3 cilindros turbo a gasolina (Pure Tech EB Turbo), bloco que foi eleito «Motor do Ano 2015» na sua categoria por um júri internacional.
Em 2018 serão, assim, fabricados 350.000 motores turbo a gasolina suplementares nas fábricas de Douvrin e de Trémery, o que elevará o seu potencial para os 670.000 motores. No final destes investimentos, Trémery tornar-se-á na fábrica de motores mais diversificada do Grupo, com capacidade tanto para blocos a gasolina, como diesel e elétricos.
Adicionalmente e para acolher este aumento em termos de capacidade de produção de blocos a gasolina de 3 cilindros, produzindo-os perto dos pontos de consumo, o Grupo PSA irá instalar um módulo EB na fábrica eslovaca de Trnava (em 2019), satisfazendo, assim, as necessidades crescentes de motores a gasolina nas versões de entrada nas diferentes gamas.
Com todas estas decisões, o Grupo PSA implementa a sua ofensiva tecnológica para antecipar a transição energética e conduzir a modernização das suas fábricas.
Gilles Le Borgne, diretor de P&D, afirma que “iremos implementar uma ofensiva tecnológica sem precedentes no âmbito do plano ‘Push to Pass’, a fim de oferecer soluções atrativas de mobilidade sustentável aos nossos clientes e manter a nossa liderança em termos de redução de emissões, através de 7 veículos híbridos recarregáveis e 4 novos veículos elétricos, a lançar até 2021, para além de um conjunto de motores de combustão de referência”.