Já foi divulgado o ranking ESG das empresas mais ambientalmente responsáveis em Portugal. O Grupo Nabeiro lidera o ranking. A empresa de Campo Maior, que detém a “Delta Cafés” ou “Adega Mayor”, ficou em primeiro lugar da tabela, à frente da SONAE e da EDP, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Logo a seguir, a Jerónimo Martins ocupa o 4º lugar, ficando à frente da GALP (5.º lugar), da Ikea (6.º lugar) e da Microsoft (7.º lugar). Lidl (8.º), Vodafone (9.º) e Continente Hipermercados (10.º) completam o top 10.
Os dados pertencem ao Merco (Monitor de Negócios de Reputação Corporativa), que divulgou esta quinta-feira em Portugal o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG (Environmental, Social, Governance).
Relativamente às empresas que lideram os rankings setoriais, destaca-se: Grupo Nabeiro – Delta Cafés (Alimentação), Accenture (Auditoria e Consultoria), Grupo Volkswagen (Automóvel), Santander (Bancário), Super Bock Group (Bebidas), Ikea (Distribuição Especializada), Jerónimo Martins (Distribuição Generalista), Renova (Drogaria e Perfumaria), Samsung (Eletrónica de Consumo/Informático), Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos), Bial (Farmacêutico), Sonae (Holding Empresarial), Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo), Amorim Corticeira (Indústria), Microsoft (Informática & Software), ANA – Aeroportos de Portugal (Infraestruturas e Construção), Rádio Comercial (Meios de Comunicação), EDP – Energias de Portugal (Petróleo, Gás, Energia e Água), Luz Saúde (Saúde), Tranquilidade (Seguros), Google (Serviços de Internet), Siemens (Tecnológico/Industrial), Vodafone (Telecomunicações), Luís Simões Logística Integrada (Transporte de Mercadorias e Logística), CP – Comboios de Portugal (Transporte de Passageiros).
No que respeita às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais ambientalmente responsável, seguida pela Sonae e EDP. O Grupo Nabeiro lidera também a subclassificação social, com a Sonae e EDP em segundo e terceiro lugar, respetivamente. O Grupo dos Cafés Delta também lidera no que respeita à boa governação, seguido pela Sonae e Jerónimo Martins.
A metodologia Merco Responsabilidade ESG Portugal 2021 contou com a participação de 179 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 30 membros do governo, 36 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONGs, 35 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas. Estes rankings são resultado de 5 avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.