Durante os dias 28 e 29 de Novembro realiza-se no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro a 6ª Conferência Passivhaus Portugal, uma organização da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid. O Grupo Knauf anuncia numa nota enviada que estará presente nos stands P2.2 e P2.3, com grande destaque para a apresentação no novo Sistema de Fachada Ligeira, o primeiro com certificação Passivhaus na Península Ibérica.
A conferência, que conta com 6 edições em Portugal, recebe pela primeira vez a Knauf e a Knauf Insulation, “empenhadas em desenvolver soluções sustentáveis e que contribuam para a preservação do meio ambiente”, lê-se na nota.
Este evento permitirá apresentar as soluções do Grupo Knauf no setor da construção, nomeadamente o novo Sistema de Fachada Ligeira, o primeiro com certificação Passivhaus na Península Ibérica. Este será o grande destaque apresentado pelo Grupo Knauf, a sua mais recente inovação que permite antecipar as exigências dos edifícios de consumo quase nulo aplicáveis em 2020.
O novo sistema de fachada ligeira é altamente vantajoso, devido à sua eficiência, sustentabilidade, rapidez de instalação e aumento de 8% de superfície útil em relação a tijolos e blocos. Permite, ainda minimizar pontes térmicas, diminuir a transmitância e reforçar a hermeticidade das casas para que o edifício alcance até 80% de poupança energética.
Comparativamente ao sistema tradicional, o novo sistema tem uma estrutura mais leve (-75%) e uma espessura menor (-38%), que se traduz numa diminuição de 27% no tempo de instalação e de 5% na mão-de-obra necessária para a sua implementação. As diferenças entre os dois sistemas implicam uma notável melhoria na qualidade dos edifícios e uma diminuição drástica dos custos fixos e variáveis.
João Marcelino, presidente da Associação Passivhaus Portugal, considera que “já existe a capacidade instalada para implementar edifícios Passive House e é fundamental apostar na formação e na consciencialização”. Acrescenta ainda que “é preciso informar os técnicos e o público em geral que os edifícios são responsáveis, direta e indiretamente, por uma grande parte dos problemas de saúde dos portugueses e a Passive House oferece uma resposta eficaz, custo-eficiente e com provas dadas”.
O programa da conferência inclui a realização de 12 Workshops no dia 28 e uma conferência no dia 29, com quatro sessões temáticas, reunindo diversos oradores nacionais e internacionais. Em simultâneo, terá uma exposição comum aos dois dias do evento, repartida por áreas de atuação, sendo que o Grupo Knauf estará presente nos stands P2.2 e P2.3, no âmbito da Envolvente Opaca.
Pode consultar o programa completo da Conferência no website da Associação Passivhaus Portuga