A INDAQUA voltou a destacar-se como a entidade mais premiada pelo regulador do seu setor, sendo a única entidade gestora nacional a receber Prémios de Excelência, aos quais soma 14 Selos de Qualidade, distribuídos pelas empresas do grupo, distinguindo a qualidade do serviço de água e saneamento, a qualidade e o uso eficiente da água.
O Grupo INDAQUA acaba de ser distinguido como a entidade mais premiada, com um total de dois Prémios de Excelência (os únicos atribuídos) e 14 Selos de Qualidade, que reconhecem o trabalho desenvolvido nos oito concelhos onde opera, servindo mais de 750 mil pessoas.
Os Prémios de Excelência, atribuídos apenas a uma entidade, foram arrecadados pela INDAQUA Matosinhos, pela qualidade do “Serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, e pela INDAQUA Feira, onde se evidenciou a excelência do “Serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)”.
Nos Selos de Qualidade, houve empresas do Grupo premiadas em todas as categorias. A “Qualidade exemplar de água para consumo humano” valeu Selos em Vila do Conde, Santa Maria da Feria, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa, Barcelos e Paços de Ferreira. À distinção anterior junta-se em Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Santo Tirso/Trofa a do “uso eficiente da água”, pode ler-se num comunicado, divulgado pelo Grupo.
Já no “serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, foram entregues Selos de Qualidade a Matosinhos e Oliveira de Azeméis, enquanto o “saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)” foi distinguido em Matosinhos e Santa Maria da Feira.
“Este é um reconhecimento de grande importância para a INDAQUA, pois comprova o trabalho que temos desenvolvido, em todos os territórios em que atuamos, em prol de um serviço que seja comprovadamente de excelência para os nossos clientes”, destaca Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA, destacando que “mais do que zelar pelo cumprimento de todos os parâmetros avaliados pela ERSAR, temos procurado acrescentar valor a este setor, equiparando os resultados da INDAQUA às melhores práticas internacionais e procurando soluções, nomeadamente, tecnológicas que contribuam para a promoção da eficiência e qualidade”.
O número de Selos de Qualidade alcançado pela INDAQUA -14- em 2022 ultrapassou o de 2020 -13- ano em que o Grupo tinha recebido também um Prémio de Excelência. Em 2021, foi atribuído às empresas do Grupo INDAQUA um total de 10 selos e um Prémio de Excelência.
A Expo Conferência da Água é, anualmente, o palco escolhido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para a entrega das distinções que premeiam o trabalho das entidades gestoras de água, saneamento e resíduos que mais se destacaram durante esse ano.
Para a atribuição destes selos, segundo a ERSAR, é feita uma avaliação quantitativa tendo por base indicadores dos “vários ciclos de regulação”. É ainda realizada uma “avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”, lê-se no mesmo comunicado.