Indo ao encontro da entrada em vigor da legislação que obriga à substituição e redução de plásticos de utilização única, o Grupo Ibersol colocou em marcha, desde o início de 2019, um vasto conjunto de ações com impacto na substituição e redução de embalagens de plástico de uso único e na redução de resíduos nos restaurantes do Grupo, bem como na comunicação ao cliente.
Para além da substituição e redução de embalagens descartáveis em plástico, o Grupo Ibersol refere, em comunicado, que está também promover a redução do uso de embalagens descartáveis mesmo em materiais sustentáveis como o cartão seguindo os seguintes eixos de acção: Substituir, Reduzir e Comunicar:
- Substituir: O Grupo Ibersol procedeu à substituição transversal nas marcas do Grupo às palhinhas de plástico por palhinhas de cartão, de talheres de plástico por talheres de madeira, de pratos de plásticos por pratos de cana de açúcar, de paletinas de plástico por paletinas de madeira, de tampas de copos em plástico por tampas de copos em cartão, de copos de plástico por copos de cartão, de copos de café em plástico por copos de café em cartão. Pontualmente, algumas marcas foram ainda mais longe, revendo todo o packaging em plástico incluindo gelados, shakes, sobremesas, saladas por materiais sustentáveis como o cartão, bem como à substituição dos sacos de plástico por sacos de papel.
- Reduzir: Intensificadas as boas práticas transversais nas marcas do Grupo com a entrega de palhinhas de cartão e tampas das bebidas apenas quando pedidos pelo cliente, entrega de copos para bebidas engarrafadas apenas quando pedidos pelos clientes, entrega de paletinas de madeira para café apenas se pedidos pelos clientes, envio nas encomendas em casa de talheres de madeira apenas a pedido pelos clientes.
- Comunicar: sensibilização dos clientes para os temas de sustentabilidade e redução de descartáveis, no sentido de reduzir a distribuição de palhinhas de papel e de tampas em cartão quando mesmo necessárias e colocação nos copos de cartão e sacos de papel de mensagens que apelam à boa separação de resíduos.
Para o Grupo Ibersol, a implementação destes eixos de acção continuam a “garantir a experiência das refeições nos restaurantes das suas marcas, assegurando, em simultâneo, as melhores soluções do ponto de vista ambiental e de sustentabilidade”.
Segundo Alberto Teixeira, presidente do Grupo Ibersol, “a redução do impacto ambiental da atividade do Grupo Ibersol assume-se como uma preocupação constante. Daí que, empenhados numa visão de economia circular, que promova o crescimento económico e a diminuição do consumo de recursos, o Grupo Ibersol tem colocado em prática medidas transversais que aceleram a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia”.