Com vista ao reforço da valorização económica dos óleos alimentares usados (OAU), a Hardlevel – Energias Renováveis e o grupo Alves Bandeira, um dos protagonistas no comércio a retalho de combustíveis, estabeleceram uma parceria que permitirá dotar os mais de 160 postos de abastecimento da rede, do norte ao sul, com a mais recente tecnologia inteligente de recolha seletiva de OAU. O investimento inicial ascende a 250 mil euros, revela a Hardlevel, numa nota.
A colaboração arranca no próximo dia 8 de julho (sexta-feira), às 11.00 horas, num momento que servirá para inaugurar o oleão Smart S+ que a Hardlevel terá a funcionar no posto de combustível da Alves Bandeira localizada na Zona Industrial das Urgueiras, no Lugar de Coito, em Albergaria-a-Velha.
“Será o primeiro de muitos, num passo que vem reforçar a indústria que em Portugal reintroduz o óleo alimentar usado no circuito, sob a forma de biocombustível, contribuindo assim para que o País rume em direção às metas europeias de redução de emissões poluentes, de neutralidade carbónica e, igualmente, para o alcançar de uma maior independência energética”, indica a empresa.
Numa altura em que o aumento do preço dos combustíveis está a servir de indutor às fontes alternativas de energia, a Hardlevel encontra-se a reforçar a sua operação em Portugal e Espanha (onde dispõe de oleões Inteligentes em mais de 200 municípios).
Os OAU recolhidos na rede da Alves Bandeira, segundo Salim Karmali, administrador e cofundador da Hardlevel, “serão pré-tratados para serem processados em biodiesel de baixas emissões de carbono, que será incorporado nos combustíveis fósseis de acordo com os mandatos e metas nacionais de incorporação em vigor. O combustível servirá, depois, os clientes que se abastecem diariamente nos postos da Alves Bandeira, nos municípios onde o retalhista está instalado”.
Alguns dos postos AB disponibilizarão ainda, para aquisição dos consumidores, o facilitador de descarte doméstico de OAU, uma inovação patenteada pela Hardevel, com o nome de Mini Olio Collecte.
Parque de oleões de Aveiro crescerá 10%
O distrito de Aveiro dispõe atualmente de um parque com um total 209 oleões inteligentes Smart S+ da Hardlevel, distribuídos pelos concelhos e vários retalhistas. Até o final do ano, segundo a Hardlevel, haverá um incremento de 10%, estando previstos chegarem aos 225. Com a inauguração de 8 de julho, o município de Albergaria-a-Velha aumenta para 17 o seu dispositivo de oleões Hardlevel instalados.
Nos termos do protocolo firmado com o grupo Alves Bandeira, a Hardlevel instalará um global de 151 oleões na rede de abastecimento de combustíveis, estando previsto um reforço posterior.
O novo oleão inteligente da Hardlevel, o Smart S+, é sensorizado, o que permite conhecer o nível de enchimento e capacidade disponível em tempo-real e, assim, prevenir derrames na via pública. De uma outra forma, através de uma app associada, possibilita rastrear os depósitos de OAU feitos pelos munícipes, facultar digitalmente a sua localização e contabilizar a deposição de cada pessoa, explica a empresa.
Os OAU recolhidos pela Hardlevel sofrem depois um pré-tratamento para remoção de impurezas, metais pesados e outros contaminantes, e destinam-se às biorrefinarias com quem a empresa tem contrato na Península Ibérica.
A parceria com a Alves Bandeira, “é uma etapa muito importante”, diz Salim Karmali, acrescentando que “atua sobre uma“pedra angular no circuito de valorização destes resíduos, nocivos para a água e a atmosfera, precisamente na fonte que é responsável por cerca de 62% dos óleos alimentares usados produzidos em Portugal, isto é, as nossas casas”.
A colaboração com o grupo Alves Bandeira é, no entender da Hardlevel, mais uma peça para tornar o “puzzle” português de reciclagem de OAU mais completo.