Já são conhecidos os vencedores do concurso de fotografia “Água nas Profissões”, a iniciativa lançada pelo Grupo AdP – Águas de Portugal no passado Dia Mundial da Água (22 de março) com o objetivo de sensibilizar para a importância da água enquanto recurso indispensável à vida e para o seu valor para todas profissões e atividades económicas.
Pedro Nunes de Sousa conquistou o primeiro lugar com a fotografia “Grandes e pequenos” (na foto principal), captada na Praia da Trafaria, em Almada, retratando o contraste entre “três pescadores novos que chegam no seu pequeno barco, com o grande barco de turismo em segundo plano”. O autor foi também distinguido com uma menção honrosa para a fotografia “Todos Juntos”.
O segundo prémio foi atribuído à fotografia “Rios com vida” da autoria de Inês Sarzedas que destacou que “Muitas são as pessoas, homens e mulheres, que se aventuram rio adentro, quando a maré está baixa, para a apanha da amêijoa, arriscando muitas vezes a sua própria vida. Pessoas economicamente carenciadas, que fazem desta tarefa arriscada e dura o sustento diário das suas famílias”.
“Marnoto”, retratando a recolha de flor de sal, foi a fotografia escolhida para o terceiro lugar, de Guilherme Limas que foi também distinguido com uma menção honrosa com a fotografia “Onda Perfeita”.
Foi ainda atribuída uma menção honrosa à fotografia “Nadador Salvador”, de Luís Miguel Ferraz.
Ao concurso “Água nas Profissões” foram apresentadas 81 fotografias, que foram avaliadas pelo júri constituído pelo fotógrafo Augusto Brázio, David Alves (ERSAR – Entidade Reguladora do Setor das Águas e Resíduos em Portugal) e Cátia Fernandes (grupo de comunicação GCI).
Os prémios serão entregues no próximo Dia Nacional da Água (1 de outubro), em cerimónia a realizar em Lisboa.
Este concurso de fotografia é uma das iniciativas da campanha “Profissões da Água” promovida pelo Grupo AdP com vista a promover a reflexão em torno do contributo indispensável do setor da água e saneamento, e dos seus profissionais, para a dinamização da economia e que se enquadra no tema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações do Dia Mundial da Água em 2016 (Water and Jobs – Água e Profissões).
De acordo com os dados divulgados pela ONU, no mundo inteiro contabilizam-se cerca de 1,5 mil milhões as pessoas cuja atividade profissional está relacionada com a gestão da água, número que corresponde a cerca de metade do total mundial de trabalhadores.
Em Portugal continental, segundo a ERSAR, o conjunto de entidades gestoras de águas e resíduos empregava, em 2014, um total de 28,9 milhares de trabalhadores, sendo 23,3 mil empregos diretos e 5,6 mil empregos indiretos. Destes, os serviços de abastecimento de água representavam 9,4 mil empregos e os de saneamento de águas residuais 6,7 mil empregos.
O Grupo AdP, principal grupo empresarial a operar no setor da água e saneamento em Portugal, emprega cerca de 3100 pessoas com funções relacionadas com a gestão do ciclo urbano da água.