A Grosvenor House of Investments acaba de lançar o Sustainable Innovation Fund (SIF), o primeiro Fundo de Inovação para a Sustentabilidade em Portugal. De acordo com a empresa, este fundo tem como principal objetivo “apoiar projetos e empresas nacionais inovadores, diferenciados e comprometidos com critérios de sustentabilidade” e, deste modo, “contribuir positiva e decisivamente para um ecossistema que tem obrigatoriamente de percorrer este caminho, cada vez mais mandatório e regulado”.
Duarte Costa, Founder & Managing Partner da Grosvenor, refere que “agora, mais do que nunca, as questões da sustentabilidade nas suas inúmeras vertentes, e a Valorização de uma nova Economia Verde, são temas incontornáveis. Com o lançamento deste Fundo inovador, pretendemos que exista um impacto direto e positivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas (ODS da ONU), que farão inevitavelmente parte das métricas nas nossas análises às empresas que acompanharemos”. Segundo responsável, “pretendemos garantir a criação de valor a longo prazo, aumentando o grau de resiliência e flexibilidade das empresas portuguesas, reduzindo ao mesmo tempo a volatilidade face a fatores externos à sua atividade. Acreditamos que os Investimentos Sustentáveis são claramente Investimentos de futuro – a todos os níveis – a serem feitos no presente. Daí este nosso posicionamento, esta nossa aposta com o lançamento do Fundo “Sustainable Innovation, FCR.”
O “Sustainable Innovation, FCR” é um fundo orientado pelos United Nations Responsible Investment Principles (UN PRI), que se concentra nos compromissos de Investigação & Desenvolvimento das empresas, assegurando a integração dos fatores ambientais, sociais e governança na análise não financeira das oportunidades de investimento. Durante o investimento, é disponibilizado um acompanhamento minucioso com medição regular de indicadores de performance de Sustentabilidade, de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative).
A Grosvenor House of Investments é uma Sociedade de Capital de Risco portuguesa, cujo posicionamento está centrado em Investimentos Sustentáveis e de Impacto, nomeadamente nas áreas da Economia do Mar, Energias Renováveis, Saúde, Agricultura, Indústria e Ciências da Vida.