Greenvolt inaugura parque solar no Aeroporto de Dublin
A Greenvolt, através da sua subsidiária Enerpower – empresa de energia renovável líder na Irlanda – implementou um parque solar de 9 MW no Aeroporto de Dublin, marcando um passo significativo na jornada de sustentabilidade do aeroporto. O projeto, composto por 15.000 painéis de alta eficiência, fornecerá 13% das necessidades totais de eletricidade do aeroporto, reduzindo a dependência da rede e apoiando as metas ambiciosas da Irlanda na produção de energia renovável.
Localizado dentro dos terrenos do Aeroporto de Dublin, este projeto concebido e instalado pelo Grupo Greenvolt tem 9 MW e gerará aproximadamente 8.685.776 quilowatts-hora (kWh) de energia limpa por ano, o equivalente ao consumo anual de 1.600 residências. Este parque solar aumentará a independência energética do Aeroporto de Dublin, mas também reduzirá significativamente a sua pegada carbónica, evitando a emissão de 2.583 toneladas de CO₂ por ano.
“A Irlanda é um mercado altamente relevante para a Greenvolt e para o desenvolvimento da nossa plataforma pan-europeia no segmento de Geração Distribuída. Este projeto, implementado num dos principais aeroportos de uma capital europeia, reflete a confiança que grandes empresas depositam em nós e nas soluções de energia descentralizada que oferecemos”, disse João Manso Neto, CEO da Greenvolt.
“A nossa parceria com o Aeroporto de Dublin demonstra como a energia solar pode ser integrada para responder às necessidades energéticas de operações de grande escala, ao mesmo tempo em que contribui para atingir metas ambientais ambiciosas. A transição da Irlanda para energia renovável está em pleno andamento e projetos como este são um passo vital para alcançar uma economia neutra em carbono até 2050”, afirmou John Carty, CCO da Enerpower. “Desde que se juntou à Greenvolt, a Enerpower expandiu significativamente o seu alcance, ajudando mais empresas a atingirem metas de sustentabilidade”.
A DAA, operadora do Aeroporto de Dublin, encara o parque solar como estando alinhado diretamente como os seus objetivos de sustentabilidade e com as metas climáticas mais amplas do setor público irlandês. Até 2030, a DAA pretende reduzir as emissões diretas do Aeroporto de Dublin (1 e 2) em 51%, sendo este projeto solar um elemento crucial para alcançar essa meta.