Greenvolt e SC Braga criam comunidade de energia renovável com mais de 4 mil painéis solares

A Greenvolt e o Sporting Clube de Braga celebraram um acordo para o desenvolvimento daquela que será a maior Comunidade de Energia Renóvel no setor do desporto em Portugal. Esta CER, que envolverá a colocação de 4.117 painéis fotovoltaicos, será desenvolvida na Cidade Desportiva do clube, em Braga, contando com quatro instalações: no Estádio, no Centro de Estágio, no Mini-Estádio e ainda nos Escritórios, Museu e Pavilhão.

A capacidade de produção será superior a 2 MW, com uma geração de energia renovável anual estimada de cerca de 2.813 MWh. Desta produção, será partilhada com a comunidade envolvente um valor que deverá ultrapassar os 1.080 MWh.

A energia gerada por esta instalação dará resposta a parte das necessidades energéticas do SC Braga, introduzindo poupanças muito significativas no seu orçamento de energia. Além de assegurar uma boa parte das necessidades do clube, permitirá partilhar a energia produzida em excesso com a restante comunidade, situada num raio de até quatro quilómetros das infraestruturas. O número de empresas e famílias que farão parte desta comunidade poderá chegar às 1000, que passarão a beneficiar de energia obtida a partir da irradiação solar.

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que “estamos a assistir a um crescente apetite pelas nossas Comunidades de Energia, uma solução extremamente importante para acelerar o processo de transição energética tanto por parte daqueles que são os clientes-âncora como dos que, depois, obtêm acesso a esta energia limpa e com preços mais competitivos”. “A Comunidade de Energia que criada com o SC Braga é um bom exemplo deste conceito”, acrescenta.

“Este projeto que em conjunto com o SC Braga vamos desenvolver é o exemplo perfeito das vantagens que se podem obter com as Comunidades de Energia. Temos um produtor que vai consumir energia, mas também partilhá-la com os restantes membros da comunidade”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades. “O SC Braga obtém energia limpa, a preços competitivos, reduzindo a sua fatura energética e contribuindo para a sustentabilidade”.

Para António Salvador, Presidente do Sporting Clube de Braga, ”o SC Braga quer, através do desenvolvimento deste projeto, que constituirá a maior Comunidade de Energia na área do Desporto, reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética, rumo à descarbonização. Decidimos fazê-lo não apenas numa ótica do Clube, mas alargar estas vantagens económicas e ambientais, à nossa comunidade envolvente. As nossas necessidades energéticas serão inferiores à capacidade de geração de energia instalada, o que nos permite partilhar parte dessa capacidade com centenas de famílias e empresas”.