A Greenvolt Comunidades e o Clube Desportivo do Tondela acabam de inaugurar uma Comunidade de Energia Renovável. Com uma capacidade instalada de 440 kWp, os 800 painéis solares fotovoltaicos inseridos na cobertura do Estádio João Cardoso, vão gerar energia limpa que vai ser consumida pelo clube e partilhada com a restante comunidade envolvente.
A energia gerada por esta instalação dará resposta a parte das necessidades energéticas do CD Tondela, introduzindo poupanças muito significativas no orçamento de energia. Também através deste modelo de partilha de energia limpa evitar-se-ão emissões de 163,25 toneladas de CO2 anualmente. Além de assegurar uma boa parte das necessidades do clube, até 380 famílias e empresas beneficiarão do excedente de produção renovável, sendo ainda possível a integração de novos membros consumidores nesta comunidade.
Com a inauguração, arranca a fase de angariação de membros consumidores para esta Comunidade de Energia. Famílias e empresas situadas num raio de até quatro quilómetros – ou mais, caso estejam abrangidas pela mesma subestação elétrica – podem aderir e começar a beneficiar de energia limpa e mais económica. O processo é simples e sem custos: basta visitar o website da Greenvolt Comunidades, preencher o formulário de adesão para serem validados os requisitos, sem qualquer compromisso. Não é necessário trocar de comercializador – a partir do momento da adesão, a poupança é imediata.
João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que “as comunidades de energia constituem uma solução extremamente importante para acelerar o processo de transição energética tanto por parte daqueles que são os clientes-âncora, como o CD Tondela, como dos que, depois, obtêm acesso a esta energia limpa e com preços mais competitivos”. “A Comunidade de Energia que criámos com o Tondela é um bom exemplo deste conceito”, acrescenta.
“Este projeto que em conjunto com o CD Tondela apresentamos é o exemplo claro das vantagens que se podem obter com as Comunidades de Energia. Temos uma entidade que vai produzir e consumir energia, mas também partilhá-la com os restantes membros desta comunidade”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades. “O Tondela obtém energia limpa, a preços competitivos, reduzindo a sua fatura energética e contribuindo para a sustentabilidade”.
Para Gilberto Coimbra, Presidente do Clube Desportivo Tondela, ”a opção pela construção de uma comunidade de energia permite uma redução substancial da fatura energética do clube, mas o facto de podermos envolver e impactar diretamente a comunidade e os tondelenses, partilhando o acesso a energia verde, mais barata, e contribuir para a descarbonização, foram fatores absolutamente fundamentais para avançarmos com esta parceria com a Greenvolt Comunidades”.