GreenVolt acelera autoconsumo no mercado residencial espanhol com fundo de 133,5 milhões de euros
A GreenVolt – Energias Renováveis através da sua participada, a Perfecta Energía, lançou um fundo pioneiro que irá permitir acelerar a penetração do autoconsumo a partir de painéis solares fotovoltaicos no mercado residencial espanhol. Este fundo de titularização de 133,5 milhões de euros, pensado para fomentar a transição energética, permitirá dispensar os consumidores do investimento inicial, a principal barreira à adoção desta forma de geração de energia limpa e barata, refere a empresa.
A Comisión Nacional del Mercado de Valores aprovou a criação do fundo da Perfecta Energía e da Q-Impact, através da sua subsidiária Perfecta Consumer Finance. “Este instrumento contará com uma linha de crédito disponibilizada pelo Barclays Bank no com um valor inicial de 50 milhões de euros, expansível até 100 milhões. A valor máximo do fundo poderá chegar a 133,5 milhões”, destaca a GreenVolt.
Ao permitir gerar poupanças para os clientes residenciais desde o primeiro dia, uma vez que a redução na fatura energética será sempre superior ao custo do financiamento obtido através deste fundo de securitização, será possível às famílias economizarem sem terem de fazer um esforço inicial de investimento.
Para muitos consumidores residenciais, o esforço financeiro inicial afigura-se como um grande entrave à adoção desta nova forma de geração de energia limpa e barata. “Eliminando essa barreira, graças a este fundo pioneiro que aproxima as potencialidades do mercado de capitais das famílias, será possível acelerar a penetração das energias renováveis no mercado espanhol, fomentando-se a transição energética que levará à descarbonização da economia”, assegura a empresa.
Até à data, a Perfecta Consumer Finance já registou mais de 10 milhões de euros em instalações de autoconsumo residencial, em mais de 1.500 lares espanhóis, gerando um investimento com impacto direto positivo na poupança familiar e na redução da pegada de carbono. Com o fundo de securitização, a empresa quer acelerar ainda mais esse investimento através de um modelo de financiamento aberto a terceiros.