Por: Greenflow
A história da Greenflow inicia-se em 2014, com a criação da marca através da primeira empresa, a Greenflow Engenharia. A primeira empresa do grupo, é especializada, desde a sua criação, em projetos de instalações industriais, focados na reciclagem e recuperação de resíduos perigosos, nomeadamente hidrocarbonetos, óleos e solventes, com vista à obtenção de novos produtos comercializáveis.
Em 2017, juntou-se a Greenflow Marine, criada em 2012 como NPRF Portugal (Nature Portugal) e posteriormente adquirida ao Grupo Nature, actuando na reciclagem de resíduos de combustíveis recolhidos em navios, e novamente focada na obtenção de combustíveis regenerados.
Posteriormente, em 2020 e 2021, juntaram-se a Greenspain, a nossa filial em Sevilha que nos representa no país vizinho, e a Greenflow Chemicals, totalmente dedicada à compra e venda de produtos químicos, quer reciclados, quer de primeira produção. Neste particular, importa esclarecer que na nossa visão, o uso da terminologia de “produto puro” para diferenciar de um produto não reciclado, não é a correcta, preferimos o termo “1ª produção”, porque hoje em dia, os reciclados podem também ser produtos puros, ao nível de qualquer produto de síntese, e esse é o nosso posicionamento.
Atuamos na promoção da economia circular e na proteção do meio marítimo.
Assim, a Greenflow é hoje uma marca empresarial nacional, com sede em Coimbra, que engloba no seu universo 4 empresas operacionais, em dois países. O volume de negócios consolidado do Grupo irá atingir mais de 16 milhões de euros em 2022, com um EBITDA expectável de mais de 1.5 milhões de euros.
Uma estratégia que promove o conhecimento e inovação
A estratégia da Greenflow centra-se no conhecimento, privilegiando a qualidade dos nossos recursos humanos através de uma equipa sénior, com uma experiência significativa nos mercados onde atua, na criatividade e inovação; numa gestão moderna e participativa; numa relação de grande proximidade e confiança com os seus clientes; numa dinâmica diária de constante motivação e também inclusiva de todos os seus colaboradores no processo de crescimento da empresa. Tudo isto, obviamente com o objetivo de maximizar a reutilização de recursos naturais, através de reciclagem e regeneração de resíduos em novos produtos, e dar corpo, de forma concreta, à tão badalada Economia Circular.
A nossa política empresarial, publicada em greenflow, é um real espelho da nossa forma de estar nos negócios. Construímos parcerias, temos valores ambientais bem vincados, valorizamos os nossos recursos humanos, não abdicamos de uma transparência e atuação comercial próxima dos clientes, com respeito por todos os atores do mercado, e tentando abordagens tecnicamente inovadoras para acrescentar valor ao mercado onde atuamos.
Estes valores, construíram ao longo dos anos uma reputação que permitiu à Greenflow ser reconhecida internacionalmente como uma referência na sua área de atuação, de tal forma que a larga maioria do nosso mercado é fora do país, com já alguns projetos emblemáticos em alguns países europeus e de sucesso reconhecido.
Projetos de sucesso e expansão de mercados
Nessa caminhada internacional, a Greenflow foi recentemente vencedora, em conjunto com o seu parceiro finlandês LAMOR, de um concurso público para a construção de uma instalação de tratamento de resíduos de navios num porto comercial do Bangladesh, projeto governamental que será um marco importante para uma expansão da marca para o mercado asiático.
Acreditamos que a breve prazo, o Grupo possa estar presente em várias outras geografias, nomeadamente na América Latina, onde alguns projetos se perfilam com grande potencial.
Este artigo foi incluído na edição 96 da Ambiente Magazine