Greenfest desafia… Paula Amaral

A poucos dias de mais um Greenfest, a Ambiente Magazine junta-se uma vez mais ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Hoje falamos com Paula Amaral, Head of Sustainability, Innovation and Strategy na BEL Portugal desde setembro de 2022. A marketeer assume-se como apaixonada por pessoas e pelo planeta. É formada em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa e em Business Sustainibility Management em Cambridge.

Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?

O Greenfest já habituou o público português ao tema da Sustentabilidade há mais de 10 anos. Um evento anual marcante e, sendo de entrada livre, ao fim de semana, proporciona momentos em família, para todas as gerações no debate aos vários níveis do ESG.

Quais são as expectativas para esta edição do Greenfest Carcavelos?

Sendo o maior evento de Sustentabilidade em Portugal a expectativa todos os anos é que traga informação, partilha das grandes tendências, se debatam temas de economia circular e inspiração para pequenas e grandes empresas.

Como é que a sua empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?

A BEL Portugal está presente através da marca Terra Nostra cuja ambição é ser a marca de lacticínios mais sustentável do mundo. Teremos uma experiência imersiva de Realidade Virtual que vai desafiar os convidados a viajar até à Ilha das Vacas Felizes e outras iniciativas para dar a conhecer a gama de produtos de Queijo, Leite e Manteiga de Pastagem, distinguida com o Prémio Nacional da Agricultura 2022, na categoria Agricultura Sustentável.

Estaremos também a promover uma mesa redonda no sábado às 15h dedicada ao tema da Agricultura Sustentável: Mito ou Realidade? Sabemos que a Agricultura é responsável por 14% das emissões de GEE, pelo que promovemos um espaço dedicado ao debate com participação, para além da BEL, da Nestlé e do Esporão onde iremos partilhar iniciativas que demonstram que a Sustentabilidade no sector não é ficção.

Como define a sustentabilidade?

A definição de Sustentabilidade da ONU em 1987 é ainda a forma mais fácil de a descrever: “Capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras”

Pessoalmente gosto da frase de Rabindranath Tagore: “O homem que planta árvores, sabendo que nunca se sentará à sombra delas, começou a entender o significado da vida”. A vida das gerações futuras está intrinsecamente ligada à Sustentabilidade. Sejamos todos plantadores de árvores.