A poucos dias de mais um Greenfest, a Ambiente Magazine junta-se uma vez mais ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Hoje estamos à conversa com Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa da Smart Waste Portugal. Licenciada em Engenharia do Ambiente, com pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica – Recursos Agroflorestais e Ambientais e Curso de Especialização do Mestrado de Agricultura Biológica, desempenha também funções de Técnica Especialista nas áreas de Reciclagem e Sustentabilidade, na Lipor. E vai estar presente no Greenfest Carcavelos, que se realiza entre 25 e 26 de novembro, no Campus de Carcavelos da NOVA SBE.
Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?
O Greenfest é uma referência na divulgação da sustentabilidade e promoção de projetos ligados à mesma. Neste evento podem ser encontrados diversos exemplos, desde empresas mais pequenas, até às grandes marcas, sendo possível conhecer boas práticas de ESG que contribuem para um planeta mais saudável e justo.
Quais são as expectativas para esta edição do Greenfest Carcavelos?
Muito elevadas. Estamos a contar encontrar muitos projetos, ideias e até futuros parceiros entre os participantes do Greenfest. Da troca de ideias e experiências vem a inspiração para fazermos o nosso trabalho cada vez melhor. O facto de ser ao fim de semana vai possibilitar que muitas famílias estejam presentes e envolver a comunidade, o que é excelente.
Como é que a sua empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?
O Pacto Português para os Plásticos, iniciativa coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, vai apresentar o seu projeto educativo “Vamos Reinventar o Futuro!” Vamos fazer uma atividade para os mais pequenos, mas também para os mais graúdos sobre os hábitos de consumo mais sustentáveis, a redução de embalagens e materiais descartáveis e o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível. Depois, vamos explicar onde podem encontrar os materiais para que esta atividade possa ser realizada, na escola, em ATL, Campos de Férias, ou até em família. Está tudo em https://www.reinventarofuturo.pactoplasticos.pt/o-projeto
Para além disso, vamos também apresentar o nosso Guia digital “Porquê o Plástico?”, que tem como principal objetivo, de forma fácil e dinâmica, esclarecer porque se utilizam os plásticos, o que é um plástico, quais os principais desafios à sua utilização e como se pode garantir uma economia circular para os plásticos. https://pactoplasticos.pt/docs/PPP_Guia_Interativo.pdf
Como define a sustentabilidade?
A sustentabilidade é o equilíbrio, muitas vezes difícil, entre o pilar económico, pilar social e pilar ambiental da gestão das nossas vidas, sem colocar em causa a vida das gerações futuras. Temos como obrigação fazer com que a vida dos nossos filhos, netos, bisnetos e por aí fora, seja melhor e com melhores condições ambientais, sociais e económicas do que a nossa. É um desafio gigante!