Greenfest desafia… Fernando Reis

A poucos dias de mais um Greenfest, a Ambiente Magazine junta-se uma vez mais ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Falamos com Fernando Reis, presidente da Associação SEI Portugal, que marcará presença no Greenfest Carcavelos, que se realiza entre 25 e 26 de novembro, no Campus de Carcavelos da NOVA SBE.

Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?

O evento Greenfest é simultaneamente uma exposição e por si só também um exemplo de boas práticas no que diz respeito à comunicação e divulgação das vontades que a sociedade atual promove pelo bom uso dos recursos do nosso planeta. Necessitamos de muito mais eventos como este por todo o país e de conseguir influenciar os decisores da governança do país e de cada região e autarquia para a divulgação urgente de mais educação ambiental e práticas cidadãs de total sustentabilidade.

Quais são as expectativas para esta edição do Greenfest Carcavelos?

É com certeza mais uma oportunidade que o público em geral tem de conhecer melhor as razões da organização do evento, das organizações presentes e da Universidade Nova SBE na divulgação da importância do respeito pela vida no planeta, pelo futuro e pelo meio ambiente em geral. Não podemos continuar a viver da natureza, mas sim voltar a viver na natureza.

Como é que a sua empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?

Nós dizemos muitas vezes que vivemos num planeta azul e que na sua grande maioria desconhecemos ou queremos ignorar. Este evento Greenfest, é para a Associação SEI Portugal um momento de mostrar o que fazemos e uma oportunidade de conversar com as pessoas sobre a importância dos tubarões e, de uma forma geral, dos predadores de topo na manutenção do equilíbrio de um qualquer ecossistema. A falta de educação ambiental marinha ainda é tremenda entre a população e isso reflete-se muito nos hábitos de consumo. Termos aqui a oportunidade de explicar os nossos pontos de vista no que diz respeito aos tubarões e ao seu papel no oceano é uma enorme satisfação para todos os nossos associados e voluntários. Bem-hajam por nos escutar.

Como define a sustentabilidade?

A sustentabilidade é uma forma de estar na vida. Não podemos pensar que no futuro a espécie humana vai conseguir migrar para outro planeta com mais recursos para a vida. É aqui, neste planeta único que temos que viver e cuidar das gerações futuras. Sustentabilidade é cuidar hoje para ter amanhã. Sustentabilidade é respeitar os nossos filhos e as gerações vindouras, pelo respeito imediato do que temos e consumimos hoje. Só a educação da população em geral pode conseguir as mudanças verdadeiramente sustentáveis que o nosso planeta necessita. A vida começou no mar – devemos pensar mais nisto.