O Green Project Awards (GPA) e a COTEC – Associação empresarial para a Inovação preparam-se para lançar o Prémio GPA – COTEC Indústria 4.0, com o objetivo de reforçar a importância da transformação digital para a sustentabilidade e para a circularização da economia.
O Prémio GPA – COTEC Indústria 4.0 será atribuído entre todos finalistas das categorias do GPA 2018 — Agricultura e Florestas, Inovação Social e Mobilização, Iniciativa Jovem, Inovação e Economia Circular, Mar, Turismo e Urbes –, desde que cumpram os seguintes requisitos:
– Evidências de utilização de tecnologias digitais capazes de agilizar o processo de desenvolvimento e produção do projeto;
– Evidências de um nível superior de customização reduzindo o tempo de entrada no mercado;
– Desenvolvimento do projeto assente na utilização de plataforma digital de simulação permitindo a customização e otimização mesmo;
– Possibilidade de aceder remotamente e em tempo real aos dados resultantes do projeto.
Para além deste prémio, o GPA atribui outros três: o Prémio GPA – ANI Born From Knowledge, o Prémio GPA – EGF Inovação e Economia Circular e o Prémio GPA – REN Biodiversidade e Florestas. As inscrições devem ser feitas aqui até dia 31 de maio.
O GPA tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional da Comissão Europeia, da Unesco e da CPLP. Conta ainda com o apoio dos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ambiente, da Economia, da Educação e do Mar.
Podem concorrer à iniciativa empresas, Organizações Não Governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de investigação, entidades públicas e/ou municipais, associações, investigadores e outros cidadãos a título individual com projetos, iniciativas, produtos ou serviços que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.