Green Project Awards e CEiiA apresentam Barómetro da Mobilidade Nacional
Num compromisso conjunto com vista a uma mobilidade mais sustentável, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 15, o Barómetro da Mobilidade em Portugal, uma iniciativa Green Project Awards (GPA) e CEiiA, que tem como objetivo observar os padrões de mobilidade nas cidades portuguesas e funcionar como suporte à tomada de decisão, conceção de políticas públicas, desenvolvimento de projetos de investigação e definição de novos produtos, serviços e soluções na área da mobilidade por empresas e empreendedores.
O Barómetro pretende incluir não só indicadores tradicionais, mas também indicadores que espelhem as novas tendências de evolução da mobilidade, como a eletrificação, conetividade, automação, economia da partilha ou mobilidade a pedido. As funcionalidades do Barómetro preveem ainda a integração de dados de diversas fontes acerca da mobilidade das cidades portuguesas, a realização de inquéritos de recolha de dados para obter estatísticas e análises sobre mobilidade em Portugal, a monitorização das emissões de CO2 do setor dos transportes, entre outras.
A apresentação do Barómetro decorreu no contexto da Cerimónia de Assinatura do Manifesto CIRCULA – uma iniciativa GPA que tem como objetivo informar, sensibilizar e motivar a mudança de comportamentos com vista a melhorar e conservar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades.
No Manifesto CIRCULA os signatários comprometem-se a juntar esforços para sensibilizar a mudança de atitudes e comportamentos face aos padrões de deslocação quotidianos, a difundir e produzir informação sobre as iniciativas dedicadas ao tema da mobilidade sustentável, com o objetivo de alcançar-se uma sociedade mais solidária, sustentável e ecoeficiente.
A nova identidade – CIRCULA – surge de um desafio lançado pelo GPA e pelo Clube de Criativos de Portugal (CCP) à comunidade criativa nacional para criar a nova identidade do Movimento Cívico pela Mobilidade Sustentável. Os vencedores foram a dupla criativa Fernando Soares e Silva e Carline Renner de Almeida que criaram a designação e imagem gráfica do Movimento Circula.