A iniciativa para o reconhecimento das boas práticas em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável – Green Project Awards (GPA), desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente, GCI e Quercus ANCN – abriu hoje as candidaturas para aquela que será a 10ª Edição deste evento.
Ao fim de nove anos a premiar a sustentabilidade em Portugal, o GPA apresenta, para esta edição, novas categorias, prémios especiais e um ciclo de conferências de âmbito nacional. A par disso, o GPA contará com o apoio dos Ministérios da Agricultura, do Ambiente, da Economia, da Educação e do Mar, da Presidência da República, da Comissão Europeia e da CPLP.
Agricultura, Cidades e Mobilidade Sustentáveis, Gestão Eficiente de Recursos, Indústria 4.0 – Transformação Digital, Iniciativa Jovem, Iniciativa de Mobilização, Investigação & Desenvolvimento, Mar e Turismo são as categorias que fazem parte da décima edição do GPA, e que serão, posteriormente avaliadas pelo impacto do projeto, produto, iniciativa ou serviço nos pilares da sustentabilidade ambiental, económica e social.
Em 2017 serão também atribuídos cinco Prémios, nomeadamente, o Prémio Investigação e Desenvolvimento Sustentável GPA – Jerónimo Martins, o Prémio Inovação Social GPA – Sociedade Ponto Verde, o Prémio Cooperação Internacional de Negócios e o Prémio Carreira pela Sustentabilidade, sendo este último atribuído no âmbito da 10ª Edição.
Podem concorrer ao GPA empresas, Organizações Não Governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de investigação, entidades públicas e/ou municipais, associações, investigadores e outros cidadãos a título individual com projetos, iniciativas, produtos ou serviços, que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.
Desde 2008, a iniciativa já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos, criando um movimento de desenvolvimento sustentável, reunindo jovens, empresas e sociedade civil em geral em torno de uma agenda de sustentabilidade.