Há anos que a Garnier está comprometida com a sustentabilidade, produzindo fórmulas mais naturais, usando ingredientes sustentáveis e de comércio justo. Em comunicado, a marca recorda que foi a primeira a disponibilizar produtos orgânicos e certificados para cuidado da pele. Agora, o desafio é outro: “mudar a forma como a indústria de beleza se transforma em prol da população”. A iniciativa Green Beauty é assim uma abordagem completa à sustentabilidade. O objetivo passa por “transformar todas as etapas da cadeia de valor da Garnier”, reduzindo e erradicando o impacto ambiental nas seguintes áreas:
- Plástico e Embalagem:
- Até 2025, a Garnier terá como objetivo não usar plástico virgem em todos os produtos, poupando assim 37 mil toneladas de plástico todos os anos
- Até 2025, todas as embalagens serão reutilizáveis, recicláveis e compostáveis/biodegradáveis.
- Produto e Fórmula:
- Até 2022, todas os ingredientes vegetais e renováveis serão de origem sustentável;
- Todas as fábricas serão neutras em carbono;
- Emissões de CO2 das fábricas já foram reduzidas a 72%
- Fornecimento Solidário:
- Até 2025, Garnier terá apoiado 800 comunidades em todo o mundo, inseridas no programa de Solidarity Sourcing (Fornecimento Solidário)
A iniciativa Green Beauty inclui o “Report de Progresso da Sustentabilidade”, que apresenta de forma transparente os “Compromissos” da Garnier, sendo, em breve, disponibilizados publicamente no site da marca. Este relatório indica onde a marca se situa atualmente, “mapeando o processo para alcançar as ambiciosas metas para 2025”. Este relatório também disponibiliza um resumo claro e rastreável dos compromissos da Garnier, desenvolvido com a ajuda de especialistas e cientistas. Todos os dados do relatório de progresso também foram avaliados pela PwC, auditor externo.
O lançamento do Green Beauty contempla também o lançamento de novos produtos que salientam os compromissos de sustentabilidade da marca.
O Green Beauty também tem como objectivo ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis, no momento da compra, tendo tem como ambição educar os consumidores para o tema da reciclagem em todos os canais digitais da marca.
Para além disso, como parte do projeto “L’Oréal for the Future”, a Garnier será a primeira marca a implementar o sistema de “Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto”. O rótulo vai permitir “informar os consumidores para o impacto social e ambiental dos produtos, para que tenham a capacidade de fazer escolhas sustentáveis”, explica a marca. A ser testado em França e nos produtos de cuidado de cabelos, este rótulo tem uma pontuação de sustentabilidade de A ao E, em que o A é considerado a melhor classe. Esta pontuação tem em conta 14 fatores ambientais relacionados com fontes, processo de produção, transporte, utilização e reciclagem.
Segundo a Garnier, o método foi aprovado por especialistas científicos independentes e todos os dados foram verificados pelo “Bureau Veritas Certification”, um auditor independente. Os rótulos e as pontuações estarão acessíveis nos websites dos produtos.
Adrien Koskas, presidente global da Garnier afirma que “o Green Beauty vai transformar a forma como implementamos o nosso negócio. Esta iniciativa, com a ajuda dos nossos parceiros, investigadores e clientes, vai destacar um conjunto de objetivos ambientais sustentados por metas tangíveis. Prometemos diminuir o nosso impacto no planeta e inovar por um futuro mais sustentável. Vai demorar algum tempo, mas o Green Beauty transformará a Garnier e esperamos que transforme a indústria como um todo”.
Adicionalmente, para ajudar na luta contra o impacto ambiental do plástico, a Garnier estabeleceu parcerias com duas ONG’s:
- Ocean Conservancy – ajudar no impacto ambiental da poluição provocada pelo plástico
A Garnier estabeleceu uma parceria com a Ocean Conservancy, uma ONG que luta, há mais de 30 anos, contra o plástico nos oceanos. Com esta colaboração, a Garnier destacará a importância de limpar os oceanos e as praias.
A Garnier juntou-se à Ocean Conservancy’s Trash Free Seas Alliance. Esta Aliança foi criada em 2012 e reúne cientistas, conservadores/ preservadores e o setor privado para encontrar soluções reais para a crise dos plásticos nos oceanos. A Garnier vai unir-se aos actuais membros da Aliança para identificar estratégias inovadoras de reduzir as embalagens e parar o fluxo elevado de plásticos nos oceanos. Para além disso, a Garnier vai juntar todas as suas equipas – consumidores e colaboradores – em todo o mundo para recolher plásticos nas praias e oceanos.
- Plastics For Change – ajudar com o impacto social da poluição dos plásticos
Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem acesso a uma recolha organizada de resíduos, ou seja, metade da população mundial. Algumas pessoas das zonas mais pobres do mundo recolhem esse lixo para tentar ganhar a vida. Os apanhadores de lixo, muitos deles mulheres, habitualmente vivem abaixo da linha de pobreza e trabalham em condições chocantes. Com o Plastics For Change, a Garnier apoiará de forma holística os apanhadores de lixo na India. O Plastics for a Change apoiará a educação de crianças, saúde, nutrição, literacia financeira e capacitação de meninas e mulheres – os fundamentos básicos de uma comunidade saudável e feliz.