O futuro do setor florestal esteve em debate na conferência ‘Visões para uma Floresta de Futuro’, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Durante duas horas, especialistas, investigadores e o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, discutiram os os prós e contras de um setor que tem muito para oferecer, mas que necessita de “um empurrão”.
Numa altura em que se encontra em discussão pública a Reforma do Setor, muitos foram os que se juntaram ao debate, promovido pelo Correio da Manhã, Jornal de Negócios e a CELPA, Associação da Indústria Papeleira e com o patrocínio do Ministério da Agricultura.
Aproveitando a presença do ministro, alguns dos participantes falaram sobre as preocupações de um setor frágil, mas que tem muito para oferecer. “A floresta só é viável se for rentável. E nós temos recursos e formas de a tornar sustentável”, disse uma das pessoas do público depois de ouvir os intervenientes.
As críticas à nova lei em discussão também foram unânimes, com os participantes a pedirem explicações ao governante. Capoulas Santos ouviu os desabafos e prometeu especial atenção nesta matéria.