Governo prevê 500 milhões de euros para a política de resíduos
“Estamos atrasados neste esforço” – foi assim que Hugo Polide Pires, Secretário de Estado do Ambiente, se referiu à gestão de resíduos em Portugal, no momento em que discursou na conferência “Energia e Economia Circular”, promovida pela Smart Waste Portugal, esta terça-feira, 26 de setembro, em Lisboa.
Desta forma, o próprio garantiu que o Governo prevê investir 500 milhões de euros na política de resíduos, mesmo que este montante seja inferior ao necessário para contornar as problemáticas associadas a esta questão: “necessitamos de mais, mas é o dinheiro que a Europa nos disponibiliza”.
O Secretário de Estado do Ambiente ainda reforçou aqueles que são os objetivos do PERSU 2030, em especial que até a esse ano, apenas 10% dos resíduos vão parar a aterros – sendo que, atualmente, 40% dos resíduos ainda têm este destino.
Além disso, o responsável falou da importância de valorizar, reciclar e reintroduzir os resíduos na economia, tornando-os, por exemplo, em novos produtos com uma nova utilização.
“O nosso país tem de acelerar” para cumprir com o pacto e o “Governo está profundamente empenhado em apoiar nos investimentos necessários para alcançar os objetivos” – por isso, fica a garantia que está a avançar o Sistema de Depósito e Reembolso e também as novas licenças para as entidades gestoras.
Descarbonização da economia “não é uma escolha, é uma necessidade”