O Governo português conseguiu desbloquear os 75 milhões de euros de financiamentos comunitários para a valorização dos resíduos urbanos que se encontravam parados junto da Comissão Europeia. Com a luz verde de Bruxelas, vão poder ser aprovadas as candidaturas num montante total de investimento que ascende a 94 milhões de euros.
“Assim, o POSEUR irá de imediato finalizar os processos de candidaturas, que se encontravam pendentes há cerca de ano e meio pela necessidade de se clarificar a eventual existência de auxílios de Estado no financiamento das entidades deste setor”, refere o Ministério em nota de imprensa.
“Com o desbloqueamento destes 75 milhões de euros, será agora possível avançar rapidamente na aprovação dos projetos de recolha seletiva e triagem de resíduos urbanos, contribuindo para se atingir as metas previstas no PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos)”, acrescentam.
Recorde-se que, para setor dos resíduos, o POSEUR tem disponíveis 230 milhões de euros que abrangem as 23 entidades gestoras, multimunicipais e intermunicipais.