Governo conclui processo de recolha dos animais selvagens entregues voluntariamente pelos circos
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) concluíram o processo de recolha dos últimos animais selvagens entregues voluntariamente pelos circos.
Segundo o Governo, no total, foram transportados, para santuários na Alemanha e em Espanha, três crocodilos, quatro cobras, dois tigres e um leão. Esses santuários, escolhidos pela sua experiência no maneio e manutenção de animais selvagens, garantirão o seu bem-estar.
Através do programa de entrega voluntária criado pelo ICNF, numa parceria entre o Fundo Ambiental (FA), a Fundação Primadomus e a associação representativa das atividades circenses (Associação de Defesa das Empresas e Artistas de Circo Portugueses – ADEACP), os animais foram encaminhados para centros de acolhimento, de acordo com as características e necessidades biológicas e etológicas de cada animal, lê-se numa nota divulgada pelo MAAC.
A Fundação Primadomus foi responsável pelo transporte dos animais a partir de Portugal, em viaturas equipadas com contentores climatizados, com videovigilância e com o acompanhamento permanente de um médico veterinário especialista em animais selvagens, tendo em vista a salvaguarda do bem-estar dos animais durante a viagem.
A ação foi desenvolvida no âmbito do reforço da proteção dos animais detidos e utilizados em circos, segundo a Lei n.º 20/2019, de 22 de fevereiro. Esta determinou o fim da utilização de animais selvagens pelos circos até 2025.