Portugal vai ter 1200 veículos elétricos no Parque de Veículos do Estado até 2019, anunciou hoje o PAN (Pessoas – Animais – Natureza). O Governo aprovou a proposta do partido ambiental, que vai ser integrado no Orçamento de Estado para 2017.
Segundo o comunicado, a proposta do PAN pretende incentivar à mobilidade elétrica “assegurando a introdução de, pelo menos, 150 veículos elétricos nos organismos da Administração Pública já em 2017”, e a inclusão de “1200 veículos elétrico no Parque de Veículos do Estado até 2019”. Além disso, pretende ainda “o reforço das infraestruturas de carregamento”, com a instalação de “250 novos postos de carregamento em território nacional”.
O partido ambiental alerta, no entanto, que “além desta legislatura são necessários compromissos reais de longo prazo sobre política climática”.
O objetivo do PAN, ainda não concretizado, é que, tal como acontece em países como a Holanda e Alemanha, também Portugal “estabeleça uma meta de médio para que apenas veículos elétricos sejam comercializados no país”, de acordo com a nota.