Durante o encerramento da 2.ª edição do Fórum BPI: O Futuro da Água, o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, garantiu que o grupo de trabalho responsável pela estratégia Água que Une comunicará muito em breve quais as medidas a serem tomadas para uma gestão mais eficiente deste recurso, dando assim continuidade à preocupação do Governo português em revisitar este setor.
“O Governo deu uma especial atenção a esta situação de escassez de água e o próprio Primeiro Ministro esteve na apresentação da nova estratégia”. Acreditando que o grupo de trabalho “abordará isto de uma maneira muito pragmática”, Emídio Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, aponta que a eficiência é um dos fatores mais importantes para salvaguardar os recursos hídricos – obviamente, a par das reduções de consumo e da aposta na inovação e tecnologia.
Na sua intervenção, o executivo relembrou que o país tem níveis de perda de água muito significativos, atingindo, em alguns lugares, cerca de 30% a 40%: “e as perdas têm algo que de desperdiça”. E tirando a questão de stress hídrico no Algarve, Portugal não tem, por enquanto, nenhuma situação de grande escassez de água. Mesmo assim, “há medidas simples que reduzem imediatamente”.
“Temos de ser muito melhores na gestão da água, na eficiência e na digitalização do ciclo urbano da água”
Emídio Sousa reforçou ainda o papel dos municípios enquanto entidades em baixa e defendeu que no futuro deverá haver uma reestruturação dos poderes/decisões que cabem às autarquias.
Por fim, o Secretário de Estado do Ambiente frisou que Portugal tem liderado alguns processos de gestão da água, com reconhecimento internacional, além dos investimentos no setor poderem representar “uma excelente oportunidade para se ganhar dinheiro, o que não é nenhum crime”. “Se temos bom conhecimento, se temos boa engenharia, se temos boas empresas, porque é que não devemos fazer isso?”, interrogou.
O Fórum BPI: O Futuro da Água decorreu esta quinta-feira, 27 de fevereiro, no auditório da Fundação Champalimaud, reunindo diferentes especialistas de dentro e fora do setor para discutir em que ponto estamos na preservação e gestão dos recursos hídricos em Portugal.