O Ministério do Ambiente acaba de anunciar que vai disponibilizar 10 milhões de euros para a descontaminação dos solos em São Pedro Cova. O ministro, João Pedro Matos Fernandes, visitará a região esta sexta-feira, dia 24, começando pelo Centro de Interpretação Ambiental, na Serra de Santa Justa, em Valongo, e passando depois pelo Fojo das Pombas, Couce e São Pedro da Cova (onde analisará as escombreiras de resíduos tóxicos perigosos).
Este montante resulta do Fundo Ambiental, e garante a continuidade dos trabalhos, afirma a nota enviada pelo ministério. Em causa está a remoção de 125 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados entre 2001 e 2002. À data, o governo já procedeu à extração de 105 mil toneladas de resíduos.
No âmbito desta deslocação, o Ministro do Ambiente irá ainda conhecer o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Regional. Esta é uma unidade paisagística de extrema importância para a Área Metropolitana do Porto, abrangendo aproximadamente 6.000 hectares de zona verde dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo.