A Goparity, plataforma de investimentos, e a Thunder Foods, empresa de biotecnologia, lançaram uma campanha conjunta à procurar de investimento para desenvolver uma proteína de inseto que possa ser incorporada em produtos alimentares para humanos.
Num comunicado, a Goparity avança que a campanha tem um alcance financeiro de 125.000 €, através de ‘crowdlending’, e que a Thunder Foods poderá, através dele, avançar com a fase de ‘engeneering’ e chegar à produção industrial.
“Irá permitir financiar o desenvolvimento de vários projetos de Investigação e Desenvolvimento que a empresa tem em curso, bem como dar passos para a industrialização do seu processo produtivo de proteína de inseto e fertilizantes bio”, pode ler-se no comunicado da Goparity.
Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da plataforma salienta o impacto deste projeto nas soluções de alimentação para o futuro. “A produção de proteína de inseto tem a vantagem de ser mais sustentável do que as alternativas tradicionais, ocupando muito menos espaço e gastando muito menos recursos para produzir a mesma quantidade de proteína”, argumenta o responsável.
A recetividade a este projeto, que também prevê novas soluções de remediação dos solos e nutrição das plantas, tem sido “bastante positiva”, explica Nuno Brito Jorge, que apresenta “os mais de 20 mil euros de cerca de 300 investidores” angariados “em menos de dois dias”.