O novo capital avaliado em dois milhões de euros será usado pela Goparity para impulsionar a sua presença a nível internacional, além de novas funcionalidades financeiras éticas. O investimento foi liderado pela MSM (Mustard Seed MAZE), em conjunto com a Schneider Electric Energy Access (SEEA) e com o apoio de uma campanha de crowdfunding.
Os principais mercados estarão na Europa e na América, com destaque para Espanha e Canadá, e a empresa espera poder utilizar os fundos para continuar a aumentar o grupo que opera a Goparity.
O fundador da empresa, Nuno Brito Jorge confirma o objetivo: “trazer o financiamento de impacto à vida diária dos nossos utilizadores para que possam, em cada investimento, conta, ou transação, ter a certeza de que o seu dinheiro está a ser utilizado de acordo com os seus valores.”
A Goparity, que quer continuar a democratizar o acesso ao financiamento sustentável, valorizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), já angariou cerca de 10, 4 milhões de euros. Com isto, já 200 mil pessoas em situação de vulnerabilidade receberam apoio, sete mil postos de trabalho foram criados e foi evitada a emissão de 23,8 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.
Para o CEO da empresa, a campanha de crowdfunding é o momento que permite à comunidade ser acionista de investimentos sustentáveis, e por isso já conta com milhares de utilizadores.
Por sua vez, António Miguel, da MSM, confirma que “a Goparity é uma das principais preferências dos consumidores no que diz respeito à utilização dos seus recursos financeiros, poupanças e planos para projetos de investimento com impacto”.
Já Marta Carneiro Enes, da SEEA, assegura que a sua empresa é “particularmente sensível ao financiamento de iniciativas de energia sustentável e economia social, bem como à contribuição da Goparity para projetos europeus dedicados à justiça e à luta contra a pobreza energética”.