GoParity chega a Itália com primeira campanha de financiamento
A GoParity, plataforma de investimento em projetos de impacto social e ambiental positivo, abre a primeira campanha de financiamento com um promotor italiano.
A italiana Adre Hydropower, empresa que presta serviços de renovação de edifícios para a reabilitação com enfoque na eficiência energética e segurança, está aberta a investimento na GoParity, para angariar um total de 100 mil euros, oferecendo aos investidores uma taxa de juro de 4,5 TANB, em dois anos. Através do Super-Bónus, os projetos de eficiência energética podem ser subsidiados a 110% abrangendo os custos de isolamento térmico, instalação de painéis solares e outras medidas de eficiência energética – um apoio que surge da injeção de capital pela União Europeia para a retoma da economia italiana, no geral e, neste caso concreto, direcionada ao combate às alterações climáticas, lê-se num comunicado.
Segundo a GoParity, os créditos são transacionáveis e podem ser utilizados para amortizar créditos bancários concedidos para estas obras de renovação ou para pagar diretamente às empresas construtoras, como é o caso da ADRE. Ou seja, “o beneficiário final não é obrigado a adiantar os fundos necessários à reabilitação energética dos edifícios”, exlica.
“Este é um excelente exemplo de como a economia pode ser dirigida num consórcio entre o Estado, empresas privadas e a sociedade civil, para prosperar não apenas para alguns, mas para todos os envolvidos, incluindo o ambiente.” refere Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da GoParity.
Estima-se que os edifícios da União Europeia sejam responsáveis por 40% do consumo energético dos estados membros, e por 36% da emissão de gases de efeito estufa. Segundo a plataforma, o impacto gerado por este projeto será visível na “melhoria da eficiência energética em várias centenas de edifícios italianos” que passam para uma “classificação energética A”, assegurando uma “melhoria na resistência anti-sísmica”.