Geração Verdão: Novo Verde premeia projetos criativos das escolas portuguesas
Já são conhecidos os projetos criativos vencedores das escolas Geração Verdão, campanha da Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa.
Tendo na base da sua implementação a sensibilização de crianças e jovens para o tema da separação e entrega seletiva de resíduos de embalagens, a Geração Verdão apresentou um conjunto de atividades criativas que pretende impulsionar a adoção de boas práticas no quotidiano dos alunos e restante comunidade escolar.
Intitulado “Geração Verdão em Circulação”, o desafio levou os participantes a estudar o ciclo de vida de uma embalagem à escolha, representando-o através de um cartaz (Jardins de Infância e escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico) ou vídeo (3º Ciclo e Ensinos Secundário/Profissional e Superior), num total de 109 trabalhos inscritos.
No universo de trabalhos premiados, encontramos as escolas abaixo:
– Cartaz – Externato Liceal da Casa de São Vicente de Paulo (Lisboa), Jardim de Infância e EB1 N.º 1 de Arganil (Arganil) e EB1/JI de Alquebre (Vila Nova de Gaia);
– Vídeo – Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira), EB23 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão), Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa).
Todas as escolas receberão um cheque oferta no valor de 200 euros para a aquisição de materiais e equipamentos para as suas atividades.
Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, conclui que “estas atividades revelaram-se bastante úteis para conduzir os alunos a olharem para as embalagens numa perspetiva diferente, analisando as etapas do seu ciclo de vida e o impacto das mesmas na gestão de recursos. Acreditamos que as iniciativas de formação e educação para a economia circular são fundamentais para que as crianças e jovens de hoje, adultos de amanhã, tenham voz ativa na preservação do Planeta”.