As mais de 600 escolas e entidades que participaram na 11.ª edição da Geração Depositrão recolheram mais de 470 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) e o seu correto encaminhamento para reciclagem.
Esta edição contou com a participação ativa de escolas de todos os níveis de ensino e entidades parceiras, com destaque para a grande vencedora, a EB 2,3 Damião de Odemira, em Beja, que recolheu mais de 19 toneladas de resíduos e se mantém no top da Geração Depositrão desde o primeiro ano da iniciativa. Por outro lado, quem chegou pela primeira vez ao top 5 foi a Região Autónoma dos Açores, através da EB 1/S Cardeal Costa Nunes, do Pico, com uma recolha de mais de 11 toneladas de resíduos. Ainda de referir que o peso médio de resíduos recolhidos por escola foi este ano de 957 kg.
O balanço final desta edição resultou na seleção das cinco escolas que recolheram mais peso total e outras cinco escolas que encaminharam para reciclagem o maior peso de resíduos por aluno. Ao mesmo tempo, diversas escolas foram distinguidas por distritos e Regiões Autónomas, num total superior a 250 prémios. O distrito de Lisboa ocupa o 1.º lugar do top, fazendo-se seguir pelos distritos de Beja e Coimbra, todos com mais de 40 toneladas de resíduos recolhidas neste âmbito.
Para Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, “é com enorme satisfação que assistimos à evolução do comportamento das escolas neste desafio, em que a entrega de resíduos já faz parte do seu quotidiano e a mobilização da comunidade para este tema uma realidade. A nova edição da Geração Depositrão já está no terreno e continuará a marcar a agenda dos estabelecimentos de todos os níveis de ensino, desde as crianças dos Jardins de Infância até aos estudantes do Ensino Superior”.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.