GEOTA promove debate sobre real custo da água na agricultura
O GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, está a promover o terceiro ciclo de “Mesas redondas à volta da Terra”, através da realização de um debate. A próxima sessão, acontece já no dia 29 de novembro.
“Com desafios globais, como as alterações climáticas, a provocarem impactos nas atividades económicas e, em particular, na agricultura, é urgente discutir a disponibilidade da água a médio e longo prazo no nosso país e o tipo de culturas mais apropriadas a cada território. Temos assistido, na última década, em Portugal, a uma transição acelerada para culturas de regadio intensivo em detrimento das culturas de sequeiro, o que torna incontornável a reflexão sobre o uso da água, a proteção da biodiversidade, do solo e da paisagem.” explica João Dias Coelho, presidente do GEOTA.
“Será a agricultura intensiva sustentável a médio longo prazo?”, “qual o custo da água incorporado nos alimentos que comemos e exportamos?” ou “quais os impactos na qualidade do solo e na biodiversidade com este tipo de agricultura? – são apenas três das questões que, no dia 29 de novembro, irão estar em cima da mesa.
O debate tem início às 17h e conta ainda com Joanaz de Melo, do GEOTA, como relator.
Para assistir e participar no debate, com a possibilidade de colocar questões, basta seguir o link com acesso a todas as informações.