Este fim de semana, 15 de maio, vai ocorrer uma ação ambiental Coastwatch na zona costeira de Vila Nova de Milfontes, numa parceria entre o projeto Coastwatch Portugal, coordenado pelo GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), e o Município de Odemira, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2022. O percurso ambiental, dirigido a todas as pessoas, terá lugar no próximo domingo durante a manhã, e o ponto de encontro será na Barbacã.
“A parceria com o Município de Odemira é uma excelente oportunidade para dinamizarmos a região, incentivando a comunidade a conhecer e a preservar o património natural, através de uma ação de monitorização ambiental, educação ambiental para a sustentabilidade e ciência cidadã. Convidamos todas as pessoas a percorrer a pé a zona costeira de Vila Nova de Milfontes e, com os materiais do projeto, a observar e registar informações sobre os animais, as algas, as plantas marinhas, a zonação costeira, a poluição, riscos e ameaças e recolher lixo”, explica Carla Pacheco, da equipa Coastwatch Portugal, do GEOTA, citada numa nota.
Para as ações dinamizadas, cujos objetivos são levar a comunidade a descobrir e a proteger as zonas costeiras do país, o projeto Coastwatch Portugal utiliza questionários Coastwatch adaptados às várias faixas etárias ou a App GEOTA, fitas colorimétricas de nitritos e nitratos e fichas informativas de biodiversidade, promovendo o registo e análise de informações ambientais e incentivando, também, a recolha de lixo marinho, refere a mesma nota.
A coordenação do projeto europeu Coastwatch, em Portugal, é realizada há 32 anos pela Organização Não-Governamental de Ambiente GEOTA com o apoio voluntário de escolas, associações, escuteiros, ONG’s, municípios, organismos do Estado, entre outras entidades, algumas das quais são coordenadores regionais do Projeto Coastwatch Portugal, e cidadãos de todo o país.
As inscrições para a Coastwatch estão abertas até dia 12 de maio.