A multinacional energética espanhola Gas Natural Fenosa, através da sua filial Global Power Generation (GPG), vai investir cerca de 85 milhões de euros para adquirir uma participação maioritária em duas centrais solares do grupo brasileiro Gransolar.
Em comunicado apresentado pela Lusa, a empresa afirma que se trata do primeiro projeto de geração elétrica no país e acrescenta que a produção estimada deverá chegar aos 154 gigawatts por hora anualmente.
Os parques solares vão chamar-se Sobral I e Sertão I, e estão situados na região de Piauí, no norte do Brasil.
A GPG é uma empresa da Gas Natural Fenosa dedicada à geração elétrica interancional, e tem no seu capital uma participação de 25% da Kuwait Investment Authority (KIA), o fundo soberano mais antigo do mundo.
A notícia do investimento no Brasil é a última de uma série de investimentos anunciados nos últimos meses, nos quais se incluem 325 milhões no Chile e mais 120 na Austrália.
A multinacional espanhola apresentou hoje os resultados para o terceiro trimestre, anunciando que os lucros desceram 15 por cento, para 930 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano.
No documento enviado ao regulador espanhol, a empresa mantém a previsão de lucros entre 1,3 e 1,4 mil milhões de euros no conjunto do ano.