A Galp é um dos parceiros da Amazon no projeto “AWS Clean Energy Accelerator”, uma plataforma concebida no âmbito da “Amazon Web Services”, com o objetivo de potenciar startups focadas no desenvolvimento de soluções técnicas e comerciais relacionadas com energias de baixo carbono, lê-se num comunicado.
A parceria da Galp com a Amazon concretiza-se pela “mentoria às diferentes startups através do acesso a especialistas na rede de networking da Galp”. Desta forma, “é possível obterem feedback acerca da prontidão da solução no sentido de criar uma implementação eficiente”, refere a empresa.
Direcionado para startups com projetos e negócios assentes em tecnologia limpa para armazenamento de energia, monitorização e armazenamento de captura de carbono (CCUS), atividade sísmica, geração de hidrogénio para energia, redes inteligentes ou otimização geotérmica, entre outras, o AWS Clean Energy Accelerator tem as inscrições abertas até ao próximo dia 8 de junho, refere a nota divulgada pela Galp.
Segundo a Galp, esta parceria é mais um passo num processo de abertura da empresa ao ecossistema mundial da inovação, com um foco particular na procura de soluções para os eixos da transição energética, mobilidade, digital e economia circular.
Foi nesse âmbito, que a energética lançou em 2020 a sua Fábrica de Inovação “UP – Upcoming Energies”, com sede em Lisboa e com o objetivo de criar um hub de ideias e de novos projetos à escala internacional, potencialmente alinhados com a estratégia de transição energética e novos modelos de negócio que a Galp está a concretizar.